Guillermina Bustos
(n. Córdoba, Argentina, 1988) Mora e trabalha em São Paulo, Brasil.
Mini Bio
Artista e pesquisadora de arte. Pansexual e não monogámica.
Tem atuado como ativista sobre direitos laborais de arte em Trabalhadores de Arte, e direitos lgtbqia+ e migrantes na Rede MILBi+.
De formação, é Mestre em artes pela Universidade do Chile, e já fez mais de 40 exposições em países da América Latina como: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia y México, e próximamente participará da Bienal de la Habana, Cuba. Tem participado em residências internacionais em Espanha como R.A.R.O em Barcelona, e Equador como Al zur-ich em Quito, e Curatoría Forense em Guayaquil. Seu trabalho como artista é parte de coleções privadas na Argentina, Chile, Croácia, Brasil, Equador, México e Peru; e coleções públicas na Argentina.
[Statement] Seu trabalho é considerado uma metodologia de investigação sobre as ordens da cultura, para abrir a discussão dentro do sistema
de arte, com práticas localizadas tangencialmente em seus limites.Ele faz intervenções em espaços e objetos cotidianos por meio de design gráfico, desenho, pintura, vídeo e performance.
Em seus últimos trabalhos, ele tenta abrir um debate sobre as formas estereotipadas de relacionamentos emocionais e afetivos.
Já publicou e participou da edição e escrita de 3 livros sobre arte contemporânea em relação à comunidade, e 2 livros sobre economia de arte, além de vários artigos que vinculam a sua pesquisa com sua produção como artista.
A mais de 7 anos trabalha nas iniciativas de pesquisa, formação e residências de arte: Uberbau_house, Curatoría Forense – latinoamérica, e VADB – arte contemporânea latino americana.
Destaca-se na sua gestão a organização e coordenação de residências, encontros, cursos, palestras, seminários, em Argentina, Chile, Brasil, Equador, Escócia, Estados Unidos, Espanha, Itália, Holanda, México, Peru e Uruguai.
Entre 2021 e 2022 participou do Coletivo Vozes Agudas, voltado para arte, gênero e feminismos; e atualmente é parte do G.A.F. – grupo de acompanhamento feminista, coordenado por Talita Trizoli, ambos em São Paulo, Brasil.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Exposições Individuais
- (2015) Amor Usado. Curadoría Jorge Sepúlveda T. La Expendeduría. San Miguel de Allende, México.
- (2012) (neo) modalidades analítico-pictóricas. Curadoría Carina Cagnolo e Alejandra Perié. Centro de Producción e Investigación en Artes (CePIA). Córdoba, Argentina.
- (2009) Registros Cronotópicos. Centro de Producción e Investigación en Artes (CePIA). Córdoba, Argentina.
Exposições coletivas (bienais, festivais, salões, etc.)
- (2024) Imaginarios en uso. Bananal arte y cultura. São Paulo, Brasil.
- (2024) Artes Dissidentes. Curadoria Dri Galuppo. Museo de la Diversidad Sexual. São Paulo, Brasil.
- (2024) 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. Santo André, Brasil.
- (2023) O grande Circo do Patriarcado. Curadoría Talita Trizoi. Canteiro. São Paulo, Brasil.
- (2023) G.A.F. S/Demandas. Curadoría Talita Trizoi. Massapê Projetos. São Paulo, Brasil.
- (2023) DIREITO AO FUTURO. Curadoría Jorge Sepúlveda T. e Federico de la Puente. Ateliê 397 e Uberbau_house. São Paulo, Brasil.
- (2022) ESTAMOS AQUÍ. Curadoría Thais Rivitti. SESC Pinheiros. São Paulo, Brasil.
- (2021) Amarração. Curadoría Khadyg Fares. Ateliê 397. São Paulo, Brasil.
- (2020) CURSIS, ANALÍTICOS Y MELODRAMÁTICOS. Festival Arte Nuevo. Chihuahua, México.
- (2019) Amigo secreto. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, Brasil.
- (2019) Abraço colectivo. Curadoría Paula Borghi. Ateliê 397. São Paulo, Brasil.
- (2018) Canto de Sirenas. Curadoría Cristian Silva. Galería Temporal. Santiago de Chile, Chile.
- (2016) Para que no nos pillen por sorpresa. Galería D21. Santiago de Chile, Chile.
- (2016) No es cualquier verdura. Ciclo Galerías Efímeras. Curadoría Eva Ana Finquelstein. Córdoba, Argentina.
- (2015) Repliegue, Ciclo de performance. Asuntos Públicos. Curicó, Chile.
- (2015) Atelier Populaire. Curadoría Sebastián Valenzuela. Instituto Francés, Santiago de Chile.
- (2015) Un paisaje silencioso. Sala CCU Artes Visuales. Santiago de Chile.
- (2014) Posibles nombres. Banco Negro. Santiago de Chile.
- (2014) Piscina. Co-autoría com Felipe Rivas, Ricardo Villaroel, Marcela Serra, Tomás Quezada e Jaime Catalán. Piscina Universidad de Chile. Santiago de Chile.
- (2013) Proyecto Quilicura. Curadoría Marta Hernández. Centro Cultural Quilicura. Santiago de Chile.
- (2013) Seleccionada para el 4to Salón Plaza de Almas. Tucumán. Argentina.
- (2013) Casa Tomada. Curadoría Carolina Olmedo Carrasco, Cecilia Flores e Marta Hernández. Intervenção em residência pronta para demolição. Santiago de Chile.
- (2013) Personal de Futilería, como parte do coletivo homônimo em conjunto com Cecilia Flores Aracena. La Cúpula – Galería de Arte – Media Lab. Córdoba, Argentina.
- (2012) Consideraciones Moviles D. Curadoría Gabriel Gutnisky. Museo Municipal Genaro Pérez. Córdoba, Argentina.
- (2012) Bienal de la Imagen en Movimiento. Premio Norberto Griffa. Centro Cultural San Martín. Buenos Aires, Argentina.
- (2012) Festival internacional de Video Arte (FIVA). Sala Jorge Luis Borges, Biblioteca Nacional. Buenos Aires, Argentina.
- (2012) La ilusión democratizadora. Video-arte contestatario Colombia-Argentina. La Paternal, Espacio Proyecto. Curador Luis Saray. Buenos Aires, Argentina.
- (2012) Progetto Umidità 4.0, Autenticidad y actualidad en el arte. Centro de Producción e Investigación en Artes (CePIA). Córdoba, Argentina.
- (2012) Opciones analíticas, autoconscientes y cosméticas. [3/4] Tres Cuartos – Espacio. Córdoba, Argentina.
- (2011) Cine de Biografías de Artistas. El Séptimo en el Caraffa. Museo Emilio Caraffa (MEC). Córdoba Argentina.
- (2011) Festival Internacional de Cine 34 Ladrillos. Curadoría Diego Piñeros García e Paola Michaels. Villa de Levya, Colombia.
- (2011) Aplastar la Utilidad. Ciclo Pertenencias. Casa de la Cultura, Fondo Nacional de las Artes. Curadoría Carina Cagnolo, Andrés Labake e Fernando Farina. Buenos Aires, Argentina.
- (2010) 2do Videoencuentro proyectista. Oficina Proyectista. Curador Diego Piñeros García. Buenos Aires, Argentina.
- (2010) Ciclo de Documental y Video. Cali Contemporáneo (CALO). Curador Diego Piñeros García e Yohana M. Roa. Cali, Colombia.
- (2010) Video Social IV. Ciclo de Video Arte Bogotá- Córdoba. Curador Diego Piñeros García. Casa13. Córdoba, Argentina.
- (2009) Nada parecido a un Edén, Ciclo de Video Arte Chile-Córdoba. Curadora Nancy Mansilla. CePIA. Córdoba, Argentina.
- (2009) Nada parecido a un Edén, Ciclo de Video Arte.Curadora Nancy Mansilla. Espacio G. Valparaíso, Chile.
- (2009) ¿Aca sohub o búhos acÁ?, subsolo do Pabellón Argentina. Secretaría de Extensión Universitaria (SEU). Córdoba, Argentina.
- (2009) Cierre clínica taller de video-arte. Centro de Arte Contemporáneo Chateau Carreras. Córdoba, Argentina.
Residências
- (2023) R.A.R.O. Barcelona. España.
- (2019) Al zur-ich. Quito, Equador.
- (2013) Foreplay. Coordenação Curatoría Forense e NoMínimo. Guayaquil, Equador.
Menção de obras em publicações e catálogos
- (2023) Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global. Rede Nami. Rio de Janeiro, Brasil.
- (2023) Galería Efímeras. Casa 13 ediciones. Córdoba, Argentina.
- (2021) 4×14. Ateliê 397. São Paulo, Brasil.
- (2020) Nuevo Oro. Colctivo.CO. Manizales, Colombia.
- (2018) Catálogo Temporal, de Galería Temporal. Santiago de Chile. Gestión Angela Cura y Felipe Cura. Santiago de Chile.
- (2018) Amor Usado. Santiago de Chile.
- (2015) Sala CCU. Santiago de Chile.
- (2014) Piscina. Santiago de Chile.
- (2013) Personal de Futilería. Córdoba, Argentina.
- (2012) Consideraciones Moviles D. Curador Pablo Vinet, Gabriel Gutnisky y Cecilia Irazusta. Museo Municipal Genaro Pérez. Córdoba, Argentina.
Curadorías
- (2016) El nombre de lo que Escapa. Centro Cultural Rada Tilly. Co-curada com Jorge Sepúlveda T. Rada Tilly, Argentina.
- (2013) Limbo. Mercado de Arte / EGGO 2013. Feira de Galerías do Interior do País. Córdoba, Argentina.
- (2012) Arte Avanzado. Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa. Co-curadoría junto a Manuel Molina, Juan Gugger e Paz Chasseing. Córdoba, Argentina.
- (2012) .ciclo.nocturno.video.arte. 2do Encuentro de Artes Visuales [Posibilidades y potencialidades contemporáneas del género paisaje]. Santa María de Punilla. Argentina.
Bolsas e Prêmios
- (2022) Fondart Regional – Los Ríos, Chile. Publicación del Libro Trayectoria desde los Ríos.
- (2021) Fondart Regional – Maule, Chile. Publicación y difusión del Libro Incerteza e Interpelación – Poder popular.
- (2015) Fondart Regional – Maule, Chile. Publicación del Libro Residencias de Arte SOCIAL SUMMER CAMP – Villa Alegre, Chile.
- (2013) Limbo. Mercado de Arte / EGGO 2013. Prêmio Curadoría. Córdoba, Argentina.
- (2011-2012) Bolsista da “Beca Estímulo a las Vocaciones Científicas”. Iniciación en la investigación. Consejo Interuniversitario Nacional (CIN). Argentina.
- (2011) 1era ordem de Mérito. Intentando Recuperar a Jorge Bonino: problemas metodológicos y epistemológicos. Beneficiaria do apoio económico da Área Pensamiento Latinoamericano, Secretaría de Cultura de la Provincia de Córdoba. Argentina.
Comentarios recientes